Sistemas de Emergência

Sistema de Iluminação de Emergência

O Sistema de iluminação de emergência tem como objetivo clarear as áreas com pessoas presentes, passagens horizontais e verticais para saídas de emergência, proteger a segurança patrimonial, sinalizar as rotas de fuga utilizáveis, na falta de iluminação natural ou na falha no fornecimento de energia elétrica.No Estado de Minas Gerais o sistema de iluminação de emergência é obrigatório conforme Decreto Estadual nº 44.270, de 01 de abril de 2006.

Trabalhamos com os dois tipos de iluminação de emergência existentes :

1- Bloco autônomo de iluminação (com fonte de energia própria;)

2- Sistema Centralizado (com baterias recarregáveis).

As Luminárias de Emergência da Aifos Engenharia atendem às principais normas de segurança, eficiência e durabilidade.

Oferecemos diversos modelos, que agora contam com a tecnologia LED e proporcionam uso prolongado de até 10 horas acesas na falta de energia.

Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio

O sistema compõe-se da instalação de detectores de fumaça e/ou de temperatura, distribuídos estrategicamente nas áreas protegidas, que realizam a supervisão automática do ambiente e identificam a presença de fumaça e calor. Os equipamentos de detecção e alarme de incêndio são interligados a central de detecção que receberá as sinalizações provenientes dos detectores e as processará, acionando os alarmes sonoros e visuais, demais equipamentos periféricos.

Acessórios e Periféricos

Além dos detectores de fumaça, também são instalados acionadores manuais de incêndio, sirenes de alarme de incêndio, indicadores visuais e demais equipamentos periféricos que são dispositivos auxiliares aos sistemas detecção.

Sistemas Hidráulicos de Combate a Incêndio

Hidrantes

Para proteção manual contra incêndio nas edificações verticais, horizontais, comerciais, industriais deve ser adotado o sistema de combate incêndio por hidrante.

O sistema é composto por armários metálicos, mangueiras de incêndio e demais equipamentos, distribuídos ao longo de uma rede hidráulica utilizando como agente extintor água pressurizada com jato sólido ou neblina.

Os pontos de hidrante são instalados a partir da prumada geral de incêndio exclusiva para este fim. Para alimentação e pressurização do sistema de hidrante será utilizado um conjunto de moto bomba totalmente automatizado e interligado a uma reserva de água exclusiva para rede de hidrante.

Cada ponto de hidrante será provido de um abrigo para mangueiras de incêndio, esguicho de jato sólido, chaves storz, válvula globo angular no diâmetro de 2/12 com 45° e tampão storz. O sistema de hidrante é constituído por redes de tubulações fixas, onde serão distribuídos os pontos de hidrantes.

O sistema de hidrante instalado pela Aifos Engenharia atende integralmente as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros.

Sprinkler

O sistema de sprinklers pode ser aplicado em edificações verticais, horizontais, comerciais, industriais, que necessitem de proteção automática e eficaz.

Os bicos de sprinklers são distribuídos estrategicamente no interior dos ambientes a serem protegidos, atendendo ao projeto específico de proteção e combate a incêndio. São instalados a partir das redes de alimentação que interligam o sistema de sprinklers à casa de bombas abastecendo de água e mantendo a pressão e vazão adequada de trabalho para um combate rápido.

O sistema de sprinklers tem a sua infra-estrutura hidráulica construída com tubulações de aço carbono preto ou galvanizado e conexões CL10 com rosca BSP.

Para o monitoramento da rede de sprinklers são instalados em determinados pontos estratégicos chaves de fluxo para sinalização na central de alarme de incêndio, garantindo que o sistema seja supervisionado 24 horas por dia mediante sistemas eletrônicos de segurança de alta tecnologia.

Os sistemas de combate a incêndio por sprinklers projetados e instalados pela Aifos Engenharia atendem integralmente as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e as instruções gerais do Corpo de Bombeiros.

Voltar